Biodiversidade 

Vegetação: A vegetação da área é caracterizada pelo domínio da caatinga, que se apresenta com altos índices de xerofilismo, em razão de um clima extremamente rigoroso, de baixos índices pluviométricos e distribuição irregular, constituindo os tipos Hiperxerófila e Subdesértica. Nesta formação vegetal predominam três tipos diferenciados: um estrato arbóreo predominando aroeira, braúna, imburana, pereiro, algaroba e craibeira; um segundo tipo com galhos retorcidos e espinhosos, atingindo até 3 m de altura, descritas como catingueira, faveleira, pinhão-bravo, jurema, oiticica e marmeleiro; e por fim, um estrato rasteiro, a cerca de 50 cm do solo, formado por xiquexique, macambira e palma de espinhos.
Relevo: O relevo do município de Parelhas é formado pelas terras altas do Planalto da Borborema e por terrenos mais baixos da Depressão Sertaneja.
Clima: O Município de Parelhas está situado dentro da região semiárida do nordeste brasileiro. A circulação atmosférica é influenciada pela Zona de Convergência Intertropical, que atua no verão, e a massa Equatorial Atlântica, que predomina do outono à primavera. O período chuvoso, de modo geral, é significativo e ocorre entre os meses de fevereiro a julho, concentrando-se a maior parte, de março a junho. Apresenta temperaturas elevadas com médias em torno de 27ºC.
Hidrografia: O município está inserido na Bacia Hidrográfica Piranhas-Açu, que abriga o rio Seridó. Na referida bacia destaca-se ainda a barragem Boqueirão.
Solos: Na região os solos mostram-se, em geral, rasos, com característica pedregosa e fertilidade mediana. Porém, em áreas próximas às margens dos principais rios apresentam uma maior profundidade, bem como elevada fertilidade.